bad-typography

Tipografia – A questão do dafont.com

A minha grande implicância com o uso do dafont.com de deve a um fator muito simples: qualidade. Pra quem não conhece a questão a fundo, explico melhor: quando você pretende realizar um trabalho qualquer e quer uma tipografia diferenciada pra isso, o normal é que você vá a sites, faça o download de fontes e fique feliz. Acontece que as boas “fontes” são pagas, e não free.

Então, nós que somos pobres, migramos pra site de fontes free, que são aquelas feitas por pessoas com tempo sobrando e que não pretendem lucra com isso. E o que acontece? 90% das fontes disponibilizadas nesses sites são de qualidade ruim, péssima ou impossível. Quando você as vê na tela, elas parecem bacanas, mas numa impressão, principalmente em grande formato, você percebe que são fontes ruins. Fontes feitas somente pra exibição digital (e olhe lá).

Isso acontece porque essa fontes muitas vezes são feitas com muitos nós e quando são diminuídas ou aumentadas, ficam com defeitos, pequenos, mas bem feios. Colocar uma fonte dessas numa app pra iPhone/Android ou numa capa de revista é grosseiro. Para trabalhos acadêmicos, passa. Mas pro mercado lá fora, não rola.

Outro problema é que muitas dessas fontes são feitas tendo em mente apenas a criação de uma logo e etc. Ou seja, possuem apenas os caracteres padrão como o alfabeto (26 maiúsculas e 26 minúsculas) e os numerais. Algumas vezes nem os numerais tem. Em sua maioria, não possuem os sinais de acentuação e sinais gráficos como ? ! ª º $ % e etc. O que pode dar um baita trabalho na finalização de um job.

site dafont.com
dafont.com – Muitas fontes, mas qualidade baixa

Mas, talvez, o pior problema seja a questão do free – na verdade, as fontes que são postadas em boa partes dos sites aí afora são free para uso pessoal, ou seja, trabalhos que não visam lucros e não terão divulgação. Quando você pretende fazer um site, um folder, um outdoor, uma revista e etc, são trabalhos comerciais. Nesse caso, 80% das fontes não são free para uso comercial. Você teria que comprá-las. Sad but true.

E qual a solução? Comprar? Se tiver sobrando grana no projeto, sim. Caso contrário, a solução é procurar boas fontes, fontes de qualidade. No dafont.com tem? Sim, tem, mas é menos de 10% do que é disponibilizado por lá. Então o que compensa mesmo é utilizar outras fontes (nesse caso fontes de informação), outros sites. Tenho uns bons exemplos:

Abduzeedo

Semanalmente o pessoal posta o Friday Fresh Free Fonts (FFFF) com uma seleção de fontes free de qualidade. Tem que dar uma vasculhada porque não tem organização por nenhuma característica. Mas segue o link: http://abduzeedo.com/tags/ffff

site Abduzeedo
Abduzeedo – toda sexta, fontes na faixa

Font Squirrel

Pra mim é um dos melhores sites de fonts de todos. Possui poucas fontes, na verdade, mas são somente fontes de excelente qualidade, bem selecionadas e, sem sua maioria, fontes boas pra web e impressão. E são todas 100% free pra uso comercial. Link: http://www.fontsquirrel.com/

site Font squirrel
Font Squirrel – boas fontes free com licença pra uso comercial

Então, prefira não usar o dafont.com como sua “fonte” de pesquisa e se dê ao trabalho de procurar um pouco mais pra ter tipografias de qualidade nos seus jobs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s