design

Design por que?

Por que você é designer? Ou o que te levou a estudar essa área do conhecimento humano? O que te levou a gostar dessa penosa, mas apaixonante carreira? Você já se fez essas perguntas? Sei que muitos sabem a resposta na ponta da língua e vão dizer facilmente que é porque gostam de desenhar, ou porque gostavam de mexer no Photoshop…

Eu decidi fazer design por causa de dois caras, duas personalidades que influenciaram alguma época da minha vida e que, mais tarde, descobri que eram designers. Os dois tem seu valor, um é reconhecido mais do que o outro, mas ambos tiveram contribuições marcantes na minha escolha.

Hans Donner

A maior parte dos designers que lerem isso irá dar risada. Hoje, Donner não é mais tão conceituado no meio como era há alguns anos. O designer austríaco, nascido na Alemanha, mas radicado no Brasil, teve seu grande momento na criação do logo da Rede Globo, revitalizada diversas vezes também por ele. Mas o que me marcou mesmo nos trabalhos de Hans Donner foram as diversas aberturas de programas e novelas que ele idealizou e produziu.

Me lembro das várias vezes que fiz questão de assistir ao primeiro capítulo das novelas (nos idos de 1990 e começo dos anos 2000) só pra ver as animações que sempre rolavam. A melhor, pra mim, era a de Meu Bem, Meu Mal, que mostrava diversas peças modernas com uma edição incrível pra época:

Só que nessa época, ainda muito novo, eu não tinha essa noção de que se tratava. Era algo distante. Entre as várias vinhetas de abertura, Donner também fez as dos programas TV Colosso, Fantástico, Jornal Nacional, Jornal Hoje, TV Pirata e as novelas Mulheres de Areia, O Dono do Mundo e etc.

Mike Shinoda

Se você não é muito ligado à música, não deve conhecer esse nome. Mike é o fundador do Linkin Park. Divide com Chester Bennington o posto de vocalista, mas também é guitarrista, pianista, rapper, produtor e etc. Antes do sucesso da banda, Mike e Joe Hahn (também do Linkin Park) frequentaram juntos na Faculdade de Artes e Design de Pasadena, onde Mike se formou.

Além de produzir musicalmente a banda, ao lado de amigos, Shinoda também fez todo o trabalho de designer do Linkin no começo da carreira dos caras. É o principal responsável pelas artes das capas (inclusive o desenhista de algumas delas). Também era dele a responsabilidade pelo site da banda. O clip de Breaking the Habit (acima) teve direção do músico e designer.

Curto muito o estilo do Shinoda por ter essa influência da tradição milenar do Japão em boa parte do que ele faz. As artes dos álbuns sempre são carregadas de referências da cultura pop japonesa, como a capa do Reanimation, por exemplo, que é uma fortíssima referência ao desenho Transformers.

Mas um dos grandes trabalhos de Mike Shinoda que me impressionou e me marcou por um bom tempo foi o site oficial do Linkin Park, em sua versão lançada em 2002, com essa vibe Transformers. Na época, não me recordo de ter outro site com a qualidade de cores, desenhos e utilização de tecnologias (na época o Flash tava no auge) tão bacana quanto era o site do LP.

Foi nessa época que me apeguei mais ao web design, tendo ainda mais vontade de me aprofundar no assunto, correndo atrás de textos, tutoriais e etc, pra tentar aprender o que havia de mais interessante no meio.

Outra influência muito forte que tive veio da Revista InfoComo sempre estive ligado no universo da informática e tecnologia, a revista da Editora Abril sempre esteve entre as publicações mais frequentes em casa, tanto por mim quanto por meu irmão mais velho. Mas o que me chamava muito a atenção era o projeto gráfico da revista. A diagramação, as capas, sempre fui apaixonado pelo que o pessoal de criação deles vazia.

Com a vontade de poder atuar nessa área, acabei me aventurando pelo Jornalismo, crendo que seria o caminho mais interessante. Nos quase 2 anos de faculdade pude aprender muita coisa sobre escrever bem, mas nada de diagramação ou que estivesse mais próximo do que queria.

Depois de um bom tempo, acabei decidindo dar uma virada na minha vida e parti rumo à Curitiba pra, finalmente, estudar design. Mas isso é outra história.

Links

Site oficial do Hans: http://www.hansdonner.com

Site oficial do Mike: http://mikeshinoda.com/

Deixe uma resposta

