E a chuva continua…

Há quanto tempo nós ouvimos falar dos problemas causados pelas chuvas no Brasil? Enchentes na Grande São Paulo, deslizamentos no Rio de Janeiro, é gente ficando sem água potável, sem casa, sem família… Me lembro de ouvir essas mesmas notícias praticamente todo ano. E não é desmazelo das autoridades não, porque muito foi feito por boa parte delas, em ambito municipal na maioria das vezes, mas muito também pelos governos estaduais e federais. Sabe de quem é a principal parcela de culpa? Nossa: sua, minha e de cada cidadão que insiste em ignorar os noticiários do ano passado.

Sim, todo ano é a mesma novela nos meses iniciais, principalmente em janeiro, quando parece que toda a chuva do planeta resolve desaguar no Brasil. Pior que nem é bem assim. Quem está acompanhando um pouco mais sabe que na Austrália a situação é parecida. Em outros anos as vítimas foram Singapura, Tailândia, outros países de clima sub-tropical e tropical, todos na mesma faixa assolada pelas tempestades tropicais e inconstâncias climáticas. No hemisfério norte, os problemas nessa época do ano são por causa do inverno. Muita neve, frio exagerado… Tenho uns amigos que estão lá nos Estados Unidos agora e andei vendo umas fotos em que tudo estava branco. Seis metros de neve na frente de casa.

Vai dizer que lá a culpa também é dos governantes? Das autoridades? Não, não é… Contra o clima, o mal tempo, a revolta da natureza contra a ação humana, não há remédio. Há, sim, solução para as atrocidades, para a devastação, para o modo como isso tudo vem sobre nós e nos deixa sem reação: prevenção! Isso sim dá pra fazer.

Deslizamentos na Região Serrana
Deslizamentos no Rio de Janeiro / Fonte: Extra (http://extra.globo.com/)

Uma das imagens mais fortes que vi foi essa acima que mostra boa parte de uma favela arrastada pela lama. E cenas assim puderam ser vistas em todos os jornais nessas últimas semanas. Relatos de sobreviventes estão por todos os lados. Acusações diversas por parte de uns e de outros que tentam a todo custo jogar a culpa pra cima de alguém. Daqui a pouco sobra pra Eva, pra serpernte…

E a ladainha é a de sempre. Caos aéreo? Culpa alguém aí! Seca no nordeste? Culpa outro… Chuvas e deslizamentos? Acha mais um bode expiatório e tá tudo bem… Se não dá pra prender ninguém, pelo menos faz um escarcéu e coloca na frente das câmeras, tirando da reta o “seu”.

Mas ações mesmo para tirar essa gente da situação em que estão, ninguém toma. E não é o tipo de coisa que tem que partir de governantes, de ONGs. Tem que partir de cada um de nós. Cade a movimentação pra resgatar as vidas daqueles que ainda não a perderam em meio a todo o caos? E as demais favelas que estão em situação de risco? Quem vai lá? O BOPE? É isso que vai resolver?

À medida em que nos aproximamos da realização da Copa do Mundo de 2014, sem dúvida o número de medidas que vão aparecer com nome do Governador Fulano, da Presidente Sicrana ou do Prefeito Beltrano vai só aumentar. Obras, restaurações, melhorias nisso e naquilo. A tendência é essa pra todo o país. Muita coisa vai de fato ficar melhor, mais bonita. Mas muito dinheiro será gasto, muita licitação vai ser “furada”. Muita grana vai sumir nos bolsos dos envolvidos… E a situação precária vai continuar existindo. E vai continuar assim em 2016, durante as Olimpíadas. Tudo vai ser maquiado, pra parecer menos feio pra quem vem de fora.

E enquanto isso, muda governo, realizam-se ações, viaja-se pra todo canto. E a chuva continua…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s