O efeito de uma foto…

Sabe quando você quer escrever só pra desabafar? Tô assim hoje! E tem um motivo muito, muito forte pra isso ser assim logo hoje,… Logo hoje!!

Quando dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, com toda certeza se tem em mente o efeito que uma fotografia pode ter sobre a mente do ser humano. Ela é capaz de despertar as mais diferentes sensações em nosso cérebro, em nossos sentidos.

Uma foto pode nos fazer ter água na boca. Pode nos faz sentir o cheiro de algo que apenas vemos e nos fazer misturar sentidos, mesmo que ilógicamente.

Pode nos remeter ao passado, à boas sensações de outros tempos, de outros “carnavais”. E pode nos lembrar de pessoas que esquecemos com o tempo.

Pode nos levar de volta à infância, às brincadeiras de rua, no parque ou mesmo na escola.

Pode nos despertar sentimentos que há muito não sentíamos. Saudades, vontade de estar perto… Nostalgia…

Mas pode nos fazer sentir nojo, desprezo. Nos lembrar de o quão sujo e pobre é o homem. Das atrocidades que somos capazes de cometer e viver. Das partes obscuras do nosso passado, do passado da humanidade.

Nos fazer relembrar das coisas que devemos e quqremos mudar em nós mesmos, na nossa história, na vida das pessoas queridas pra nós.

Uma imagem pode nos remeter a momentos de glória, de vitórias, ao sentimento de equipe, de grupo. De um time, de uma empresa, de um grupo de amigos…

Sensações que nos lembrem de piquiniques, passeios, de andar de bicicleta. Que nos lembrem de nossos pais, nossos tios, nossos avós, nossos irmãos… Da importância da nossa família…

Fotos nos lembram de amigos… De momentos vividos, de festas que participamos, de festas que não fomos… Daquele churrasco, daquela excursão…

Nos lembram de gostos que não conseguimos esquecer, bons ou ruins. O gosto amargo de uma derrota, de uma fruta azeda ou de um machucado que marcou…

Principalmente daqueles que machucaram a alma…

Algumas vezes as imagens nos remetem a coisas que não queríamos. A desejos antigos, sonhos frustrados e coisas que não queremos lembrar, mas lembramos porque faz parte da nossa vida.

Momentos, situações, pessoas… Há muito que gostaríamos de esquecer, mas nem sempre esquecemos… Às vezes porque não conseguimos, às vezes porque a vida não deixa…

Quando falam mais do que mil palavras, as imagens dizem muito mais do que o que elas mesmas são.  Tudo o que sentimos, pensamos e entendemos de uma foto envolve toda nossa história…

Uma imagem que vale mais do que mil palavras pode também valer por mais do que mil sentimentos.  Mil sensações… Representar mil momentos… Ou não!

Hoje tenho motivos de sobra pra falar sobre esse assunto. Nas últimas semanas algumas imagens tem feito parte intensamente da minha vida. Algumas tem me animado, outras me jogado pra baixo. Algumas me lembram coisas que quero ter na mente sempre, outras insitem em me lembrar coisas que quero esquecer.

Mas quando uma em particular apareceu, significou muito mais do que qualquer coisa que poderia ter lido, ouvido ou visto em qualquer outro lugar!!!

Uma foto pode ter um efeito devastador… Ou animador. Ou as duas coisas ao mesmo tempo!! Tudo depende de quem vê, de quando vê, de como vê… E do que se passa em sua cabeça quando todas essas coisas acontecem!

E hoje, justo hoje, todas essas coisas juntas fizeram uma imagem significar muito mais do que ela deveria significar. E despertar milhares de sentimentos que já eram pra estar enterrados!

Um efeito que nem eu mesmo sei explicar… Mas fez efeito… E eu nem mesmo sei se foi ou não bom!

2 opiniões sobre “O efeito de uma foto…”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s