07 de Abril – Dia do Jornalista

Estive pensando hoje o dia inteiro se realmente valia a pena escrever isso. Os motivos podem não ser óbvios, mas eu ainda me considero um pseudo-estudante de jornalismo, mesmo não estando mais na faculdade. Pra entender melhor essa coisa toda, acho que você deveria ler o que se segue…

Em 2007 fui com a cara e a coragem, além do sonho, iniciar um curso que, anteriormente, parecia a coisa certa pra minha vida. Quando comecei a faculdade de Jornalismo, não achava que poderia fazer outra coisa da minha vida! Hoje, não consigo me imaginar novamente numa sala de aula fazendo esse curso.

Não acho que haja realmente um motivo para se comemorar nesse dia. “Dia do Jornalista”. Dia da corja. Dia da mentira. Ou do mentiroso, se ficar melhor… É um dia pra se lamentar e para se refletir sobre tudo o que tem sido feito por meio desse “profissional”, em nome do bem público, do direito do cidadão de ser informado, custe o que custar.

A verdade é que o jornalista deixou de ser, há muitos anos, um “assistente social”. Hoje, o jornalista se tornou um sujeito qualquer, maleável, manipulável por aqueles cujos os interesses, sobre qualquer outra coisa, precisam ser defendidos.

O jornalismo sério, ficou pra poucos! Ainda existem aqueles que defendem o que ainda resta de belo na profissão, mas são poucos. A grande maioria já sai da faculdade com a mentalidade de que é preciso se adequar ao meio para sobreviver. É preciso se sujar para viver entre os porcos. Se é que os porcos mercem ser comparados à isso.

Bom, mas como ainda me considero envolvido nisso tudo, de um jeito ou de outro, não posso deixar de parabenizar aqueles poucos que ainda fazem algo de bom! Não para todos!! Não para a maioria dos que eu conheço… Mas para esses poucos que ainda fazer juz à alma do jornalismo!

2 opiniões sobre “07 de Abril – Dia do Jornalista”

  1. Apesar de tudo, de toda a manipulação que rola nesse meio, mesmo sabendo através deste post que vc não voltaria mais as cadeiras de jornalismo, ainda assim, te enxergo com essa veia jornalística. Sem dúvida, acredito que vc seria um profissional sério! ^^
    Rasgação de seda mode off!!!

  2. hehehe… Não digo que nunca voltaria… Afinal, a gente não sabe dos propósitos de DEUS, certo? Mas eu ando muito decepcionado com essa coisa toda!! Acho que ainda é cedo pra pensar nisso outra vez…

Deixe um comentário

