A Comunicação na Era Digital

por Anderson Felipe M. Butilheiro

mundo digitalNos últimos tempos a comunicação tem passado por mudanças grandiosas. Em menos de 100 anos toda a mídia, que antes se limitava à escrita e, no máximo, a auditiva, adotou novas formas de transmitir informações. Os sinais de radiodifusão melhoraram significantemente, tornando possível o acesso longínquo à transmissão das cadeias de rádio por todo o mundo. Então veio a televisão e a possibilidade de se transmitir imagens juntamente com os sons. A televisão ganhou cores, passou a ser via satélite, cabo, e sinal digital. Surgiu a Internet e a facilidade no acesso às informações que agora eram divulgadas quase que instantaneamente. Rádio, TV, Internet e os veículos ainda impressos finalmente começam a se misturar, formando um aglomerado de informações que mais confundem do que informam. Em meio a tudo isso surge uma nova proposta, a de interatividade, onde o telespectador, mistura de público e cliente, passa a escolher ele mesmo o que quer e o que não quer ver. A Era Digital começou.

Anos atrás, grandes estudiosos da comunicação previram esse acontecimento, quando a mídia perderia seu imenso poder de controlar as massas e passaria a ser controlada por elas. Não que o telespectador ganhou status de ‘produtor’, mas em suas mãos está o poder de decidir a que se expor, o que perceber e o que memorizar. Ou seja, não basta produzir informação. É necessário convencer o ‘cliente’ de que vale a pena vê-la. E aí é que entra a grande dúvida dessa era em que tudo é tão rapidamente exposto nas telas dos computadores e das TVs: Como prender a atenção do público, transmitindo o necessário (seja notícia, produto, entretenimento) e torná-lo cativo, um cliente que voltará sempre? Não há respostas para essa pergunta. Pelo menos não uma fixa, imutável. É obrigação do comunicólogo e de cada veículo de comunicação buscar essa resposta e cativar seu público fazendo da sua informação indispensável. Para chegar a isso, não basta tentar diversas formas diferentes e ver qual é a melhor para se transmitir algo, é necessário um estudo rigoroso do que se pretende fazer, como se pretende fazer, a quem se pretende atingir e aonde se pretende chegar. Talvez o grande mistério dessa era digital seja justamente este: descobrir o que se pretende.

Essa nova geração de telespectadores que surge na Era Digital trás consigo outro grande ‘porém’ dessa história. São jovens, adolescentes e crianças que já crescem com uma enorme quantidade de informação embutida pela mídia e que já aprenderam a questionar o que vêem, ouvem e sentem. Essa geração se tornou ainda mais complexa e exigente, tornando a missão do novo comunicólogo ainda mais difícil. O segredo está em dominar as novas tecnologias, entender a convergência dos meios de comunicação e saber utilizar os recursos para não só atrair a atenção do público, mas cativá-lo.

Enquanto a Era Digital revoluciona o modo como nos comunicamos, também muda a forma de estudarmos essa comunicação. Novas teorias surgiram com base na comunicação virtual, a chamada cybercultura, como os estudos de Pierre Lévy que revelaram o surgimento da Inteligência Coletiva. E não para por aí. Com o surgimento da TV Digital, que em breve será implantada no Brasil, as coisas podem mudar ainda mais. Não só as empresas deverão se adaptar e produzir novos modelos de eletrodomésticos como toda a indústria – seja ela automobilística, siderúrgica, têxtil, midiática, esportiva etc. – deverá voltar os olhos para a forma como o seu cliente (no sentido literal) reage às mudanças que acontecerão.

Cabe também ao comunicólogo observar essas mudanças e se antecipar ao que acontecerá na mídia de uma forma geral, se preparando para o novo mundo que o espera. A Era Digital está aí! Será que estamos preparados?

Anúncios

Uma opinião sobre “A Comunicação na Era Digital”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s