Eu sou brasileiro, com muito orgulho e com muito amor…

em resposta ao post Soy Argentina! (Até nos comerciais), no Falando pras Paredes.

Caro Alexandre Silva, amigo, parceiro, ilustre colega,

você sabe que sou cruzeirense… Que fico chateado com uma derrtota, que fico pra baixo, com raiva do time quando perde uma final de Libertadores, que apelo… Mas que continuo sendo cruzeirense!! O mesmo vale pra seleção! Perde umas, ganha outras, joga feio, mas joga, tá em campo… Mesmo com Dunga no banco, o time tá lá!! E mesmo em péssima fase, vence a Argentina vez após outra, assim como Cruzeiro e galo (só pra alfinetar, hehehe)!!

Camisa da seleção brasileira
Eu sou brasileiro, com muito orgulho e com muito amor...

Sou brasileiro! Não dá pra simplesmente virar as costas e dizer “ah, vou torcer pra Itália”, ou pra França (como um amigo meu por aí), ou pra Argentina (como muitos brasileiros fazem)!! Pergunta lá na Argentina quantos deles torcem pro Brasil? Quantos torcem pra Alemanha? Não tem… TODOS torcem pra seleção do país deles… Agora, no Brasil, a moda é ser do contra… É torcer contra!!

Por isso, gente como você, que é torcedor de vibrar, de exigir raça, de querer ver os caras suarem a camisa, que a manchem com sangue, acaba torcendo pra maior rival da nossa seleção ao invés de torcer com orgulho pro único país pentacampeão mundial! Aí, sobram umas merrecas de torcedores de meia tigela, de jogadores de meia tigela, de técnicos de meia tigela…

Claro que tem muita gente que tira proveito de ano de Copa! As Eleições Gerais do nosso país são em ano de Copa! Eu até arrisco dizer que é propositadamente! O brasileiro tem mesmo memória curta e, quando a Copa vem, muita coisa fica no passado. Isso é verdade! Mas não justifica dizer que o brasileiro só torce pra seleção em ano de Copa! O brasileiro torce 24 horas por dia!  Pelo Flamento, pelo Corinthians, pelo Atlético Mineiro (como o senhor o faz). Assim como o torcedor argentino torce pelo River Plate, pelo Boca Juniors, pelo Estudiantes… E não torcem o tempo todo pela seleção deles! Essa é uma desculpa esfarrapadíssima!

Se for pelo bom futebol, eu também gosto da Holanda!! Sempre torço pros caras irem bem e acho uma tremenda injustiça os caras não terem um título mundial sequer!! A seleção desse ano tá jogando bonito! Wesley Snejder, Arjen Roben, Rafael van der Vart… Se esses caras entrarem em campo com tudo, a Holanda vai longe!! Também gosto dos espanhois, apesar da fama de ‘amarelões’ que eles tem!! Afinal, os caras são os atuais campeões europeus (e se você bem lembrar, eu avisei com 2 meses de antecedência que eles levariam o título)!!

Mas nada disso me faz deixar de vestir a camisa amarela, com 5 estrelas no peito (nenhuma referência às outras cinco estrelas aqui)!! Vou torcer pra ver grandes jogos!! Pra ver, nas Oitavas, o bom futebol mundial desfilando nos campos sul-africanos… Pra poder ter jogos como Argentina x Inglaterra… Espanha x Portugal… Itália x Brasil… Holanda x Alemanha… Já pensou que grande Copa seria essa?

Mas no final, na Final, quero ver a MINHA seleção levantar a taça! Quero ver o MEU país campeão! Quero ver o MEU povo, a MINHA nação se orgulhar de, mesmo sendo um dos países com pior índice de analfabetismo, sendo um dos IDHs mais medianos do planeta, mesmo com toda a injustiça social, mesmo com a corrupção política, mesmo com a pouca vergonha das lideranças religiosas, mesmo com os baixos salários, mesmo com as tragédias naturais que assolam norte a sul o nosso Brasil, pelo menos em uma coisa podermos bater no peito e dizer que somos os MELHORES do mundo!

Isso não é ser brahmeiro!! Eu não sou brahmeiro! Eu nem bebo… Um comercial não põe na tela os meus sentimentos!! Não expõe o sentimento de, pelo menos, 90% do povo que torce pelo NOSSO país!! O comercial da Quilmes (que exalta a paixão dos argentinos, publicado no seu blog) é sim bonito!! A torcida argentina é bonita de se ver, é contagiante, é empolgante… Mas é argentina!! E, como brasileiro, como apaixonado pelo futebol, pelo futebol do meu país, eu não torço pra Argentina! Eu torço pelo Brasil!

Eu não sou brahmeiro! Mas sou guerreiro! Sou guerreiro como todo brasileiro é! Como todo cidadão sofrido desse país é! Não por causa de um comercial que tenta explorar o ano do futebol, o ano da Copa pra gerar fundos pra uma bebida que em nada tem a ver com a alegria do futebol (desde quando a gente precisa de cerveja pra ter um jogo vibrante?)…

Respeito? Aí é outra coisa. Afinal os caras tiveram, talvez um dos 5 melhores jogadores de todos os tempos… Talvez! Canniggia, Redondo, Batistuta, os campeões de 1978 e 1986 (o Passarella também tava lá). E, claro, Maradona! Se bem que, sou mais o Messi! Hoje, além dele, os caras tem Tevez, Riquelme… Eu respeito isso!

Argentina de 1978
Seleção argentina, campeã invicta em 1978, jogando em casa

No fim das contas, a torcida pode cantar mais alto, pode fazer mais bonito, pode trazer as cores mais vibrantes (eu sempre soube que você tinha uma queda pelo azul… hehehe), mas quem tem no peito a razão pra se orgulhar, com cinco estrelas conquistadas por gente como Pelé, Garrincha, Tele Santana, Zagalo, Romário, Dunga (como jogador, um grande jogador), Ronaldo (na sua melhor fase), Taffarel, Rivaldo (também nas suas melhores épocas), Ronaldinho Gaúcho (na melhor fase da carreira do cara) e tantos outros nomes.

Eu tenho orgulho de ser brasileiro! Não brahmeiro! Não um ‘torcedor de copa’! Não por causa do nosso futebol! Mas um cidadão desse país que ama essa nação e se orgulha de vestir o verde e o amarelo!

E que esse ano, possamos comemorar não só um título mundial (que dificilmente virá), mas a celebração da união do nosso povo que, às vezes, precisa acontecer também através do futebol!

Abraços!

19 opiniões sobre “Eu sou brasileiro, com muito orgulho e com muito amor…”

  1. Cara, que honra…. hauhauaua
    Pensei em fazer o texto somente comparando os comerciais mesmo, mas já que tá tudo em clima de Copa do Mundo resolvi estender um pouco. Cara, vc sabe que aquilo não combina com BraZil, esse papo furado de que “brazileiro é guerreiro” enche o saco. Brazileiro não é guerreiro porra nenhuma, é acomodado, bobo, alienado, desligado e vagabundo. O interessante é que falam que os argentinos é que são arrogantes… a patifaria de Galvão Bueno é o que? Arrogância pura! Soberba e torcerei sempre pra caírem do salto.
    Agora o argumento de que “olha se no país deles alguém torce pra alguém de fora” é bem batido né Curancha? Primeiro pq nunca fomos lá pra saber, mas certamente terá sim quem não engula a Seleção.
    Torcer ou não pra Seleçãozinha amarela do Ricardo Teixeira e do Galvão Bueno não me faz ser mais ou menos brazileiro do que qualquer outro. Dou minha grana pros políticos ficarem mais ricos do mesmo jeito, apenas não compartilho do “patriotismo” que 98% das pessoas exalam nessa época. A desculpa é apenas matar serviço pra ver jogo da seleção…

    Mas valeu, torcerei pra um Brazil x Argentina nas semifinais da Copa! E aí Messi mostrará quem manda na bagaça. Assim como em 1990 né… “Olha o lançamento pra Cannigia ele é perigoooooso… gol… da Argentina”
    Cara, eu daria tudo pra ter idade pra lembrar disso, kkkkkk

    1. Que fique bem claro que em momento algum fiz menção ao Galvão Bueno (até porque, como vc sabe bem, não gosto do cara narrando futebol e na F1 ele é tolerável porque saca).

      Outra coisa! Sempre vou te responder quando você ‘cutucar com vara curta’! Você sabia que quando eu lesse isso ia ter reação!! Nem vem… hauehaeuhea!

    2. Com relação ao Messi… Posso me enganar muito, mas acho que o cara não vai fazer nada nessa Copa! Sinceramente, ele é exatamente como o Ronaldinho Gaúcho era num acerta época: joga muito no Barça, mas não faz nada na seleção! Muito comum esse tipo de jogador, por sinal!

      Sou capaz de apostar que o grande nome da Copa vai ser ou um cara de um país desses de pouca tradição (Suker em 98, pela Croácia, lembra?) ou um Wesley Snejder da vida!! No máximo o Rooney!!

      1. Ele vai ser um Ronaldinho Gaúcho em 2002. Nem vai jogar bem, vai meter 1 golaço numa das fases decisivas e…vc já sabe o final, hauhaauhaua

  2. Opa lembrei de outra coisa ao ver a foto da Argentina 78 ali: Já reparou como BraZileiro não saber perder? A arrogância não deixa! Em 1982 jogaram a culpa no coitado do Cerezo porque era mineiro, em 1990 os argentinos botaram alguma coisa na água, em 98 VENDERAM o título pra França, kkkkkkkkkkkkkk… Olha o tamanho da PALHAÇADA: Jogador VENDER título de Copa do Mundo. Só Brazilóide mesmo…
    Quero ver qual será a desculpa agora. Neymar e Ganso?
    Além de não saber perder desmerecem a vitória dos outros, assim como a torcida que vc mencionou das 5 estrelas… Afinal pros brazilóides a Argentina só ganhou 2 Copas do Mundo pq compraram, roubaram, armaram esquemas e ludibiraram todo o mundo. A Alemanha só ganhou 3 copas por pura sorte, a Itália 4 porque roubaram uma vez ou outra ou na época ñ tinha futebol. A Inglaterra logicamente comprou o título em casa e a França só foi campeã não pq tinha um GÊNIO chamado Zinedine Zidane, mas pq COMPRARAM o título do Brazil, kkkkkk
    Patético!

    1. E é praticamente óbvio que o Brasil não ganha essa Copa! Vão deixar pra ganhar em casa, em 2014, o que é o mais esperado e provável de acontecer! Sou capaz de quase apostar num título de alguém que nunca levou nessa Copa, como Espanha ou Holanda, que citei no texto!

      Quanto ao fato de jogar a culpa em algo, bom… França não dá pra discutir de verdade! O Zidane tava na melhor fase da vida dele naquela Copa (sou mais ele na Juve do que no Real). Os títulos argentinos foram um em casa (justo, em 78) e o outro, o tão falado título da água com sonífero (que não deveria ter nada além de cuspe mesmo), foi o do Maradona, do Caniggia, os caras que ressaltei como os gênios que o país revelou ao futebol!!

      Não me confunda com os caras com quem você às vezes conversa e que defendem a máxima que a mídia divulga! Você sabe que não sou esse cara!

      1. E qdo eu falei q era vc Curancha. Sempre q aplico o termo BraZilóide são os soldadinhos do Galvão Bueno…
        E eu nem sabia q vc ia responder, sério, hauahuauahauha

  3. Nem conheço esse Alexandre, mas já curto o cara… ele te conhece o suficiente pra te contrariar com categoria Curancha! #PanoPraManga
    Só pra dar meu parecer: Quem vai ganhar a copa do BraZil, daqui a quatro anos, somos nós é claro. NUNCA que levamos o hexa na africa pra levar o hepta em casa. Isso tira toda a graça. Se quem ganha grana com futebol quiser continuar ganhando, deve manter o rally na copa.
    PS: Ainda bem que brazileiro está largando mão dessa porra e vai trabalhar um pouco…

    1. Quer dizer q vcs já chamam o Curancha de Curancha?? hauahuahuahauhauhaua

      Cara, contrariar o Curancha é divertido, ele sempre responde bem! Afinal, o Curancha é o cara… hauhauaha, pode contrariar ele aí e Curitiba pra acabar de arrancar os cabelos…

      1. E não… Ninguém me chama de “Curancha” a não ser você e o Fabiano, senhor Spartacus Alexandre Silva!! O Capra não deve nem sequer saber o que significa tal coisa…

        E se ele se atrever a me chamar assim em algum ambiente em que dividamos o ar, serei hostil!!

    2. Como eu disse, o Brasil não leva essa Copa!! Fica, de fato, pra 2014!! O que não me impede de torcer… Vai que as coisas não são exatamente como imaginamos que sejam…

    3. O Alaxandre tem respaldo pra me contrariar, Capra! Afinal, somos oriundos do mesmo meio, tivemos no passado os mesmos anseios, preocupações e sonhos infantis (na época não pareciam tão infantis assim), com certas origens inclusive religiosas em comum! Coisa que o senhor, Senhor Ateu Capra, não tem…

  4. Gostei de escrever BraZil com z. Dá até pra imaginar o minero revoltadasso puxando os cabelos da frente da cabeça pra esquerda e pra direita.

    1. Eu jamais me revoltaria com algo escrito ou dito vindo de você, Capra… No máximo, sentiria cócegas, uma vontade passageira de dar risadas…

      Escreva “Brasil” como lhe convier!!

  5. Cara, orgulho de ser Brasileiro, ainda mais em copa do mundo é brincadeira. Futebol a parte , a unica coisa que não dá é para sentir orgulho de um País corrupto, que nos enche de impostos até o talo, que não tem lei pra
    punir bandido, estuprador , sequestrador.que não tem
    hospital, que deixa aposentado morrendo de fome etc e tal.Vc vai sentir orgulho desse Pais por causa do Futebol? Copa do mundo só serve pra vagabundo matar o dia
    no horário do jogo.Torço pra ARGENTINA porque gosto de ver Brasileiro se ferrando mais um pouco. Va se preocupar com coisa mais importante na vida.

    1. É sua opinião, cara… Você tem o direito de pensar assim, tanto quanto eu tenho o direito de discordar!

      Vai lá na Argentina, passa uns anos lá, depois volta e me conta se o país é uma maravilha, sem corrupção, se eles não tem problemas com educação, segurança pública… Quem sabe depois de ver uns ônibus queimados por lá, você não volte pra cá com saudades do Brasil…

      Cada país sofre as consequências das decisões de seus governantes, que são eleitos pelo próprio povo, ou não… Nem nos EUA as coisas são ‘doces’ como nos mostra o cinema ‘hollywoodiano’. Eles tem problemas, enfrentam isso todos os dias, inclusive vivem com medo do dia em que deixarão de ser o país “número 1″ (segundo eles pensam que são) e de sofrerem ataques de maneira que não consigam suportar… E, no entanto, não deixam de ter orgulho de serem americanos. Tal como os franceses, tidos como os mais ‘patriotas’, ou ‘nacionalistas’…

      Não me envergonho do meu país pelos problemas que ele tem… E nem disse hora alguma que meu orgulho de ser brasileiro é por causa do futebol. Me orgulho de ser brasileiro pelo que meu país representa, pelo que eu conheço do meu país, pelas suas belezas, riquezas naturais… E por saber que meu país é capaz de ser referência em diversos setores (como agricultura, pecuária, extração de minérios, aplicação tecnológica e etc.) e de mediar conflitos sem a necessidade de se envolver em guerras…

      A miséria, a fome, a desigualdade social existem sim… Eu não ignoro isso! Não me orgulho disso… Mas ão problemas comuns à toda humanidade, não só ao Brasil, aos países latinos, ou aos países sub-desenvolvidos, de terceiro mundo ou qualquer denominação do gênero que pessoas que pensam como você insistem em taxar… São problemas que envolvem todo o globo, todo o planeta, com os quais todos deveriam se preocupar e se envergonhar…

      Agora, se durante alguns dias eu posso torcer pelo meu país assistindo ua partida de futebol, se eu posso me juntar a amigos, colegas e até à pessoas que eu não conheço e juntos vibrarmos com os gols, com as jogadas bonitas, porque eu vou torcer pro país do lado? Porque eu vou torcer para os supostos “hermanos”, que enquanto os tratamos como irmão, nos chamam de “macaquitos”? É pra se pensar, né?

Deixe um comentário

